Mais de 20 alunos do CEMEI Parque Mambucaba I passaram por uma triagem completa, na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, no primeiro dia do programa "Aprendendo com Saúde". A iniciativa, realizada em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, tem como objetivo oferecer atendimentos médicos e exames gratuitos para crianças de 1 a 5 anos matriculadas na rede municipal de ensino.
Dois ônibus adaptados serviram como unidades móveis de saúde, com uma equipe composta por médico e técnico de enfermagem. Após a avaliação inicial com a pediatra, os alunos realizaram exames de sangue, com os resultados ficando prontos em cerca de 15 minutos. Com os dados em mãos, a pediatra fez uma análise detalhada e, se necessário, encaminha os pacientes para especialistas.
– Vamos transformar Angra em um verdadeiro polo de oportunidades. Por isso, estamos cuidando das nossas crianças desde cedo, oferecendo atendimento gratuito para identificar e tratar problemas de saúde. Assim, garantimos que tenham mais qualidade de vida, melhores condições de aprendizado e um futuro promissor, contribuindo para o desenvolvimento de toda a nossa cidade – destacou o prefeito, Cláudio Ferreti.
Todo o processo foi acompanhado pelos pais ou responsáveis, trazendo mais segurança e tranquilidade às famílias.
– Achei o atendimento maravilhoso! É ótimo ter esse serviço tão perto de casa, sem precisar ir até o Centro. Minha neta foi muito bem atendida, nota 10. Em uma única visita, ela conseguiu ser avaliada e realizar o exame necessário para acompanhar sua saúde – contou Maria de Fátima, avó de Analua, de 3 anos, aluna do CEMEI Parque Mambucaba.
Na primeira etapa do projeto, todas as unidades de ensino do Parque Mambucaba serão atendidas, incluindo o CEMEI Parque Mambucaba II e o CEMEI Dolores Gritten Del Castilho, totalizando mais de 1.800 crianças beneficiadas.
– Essa é mais uma estratégia para fortalecer o aprendizado escolar. Muitas vezes, a evasão escolar está ligada a questões de saúde. Por isso, esse projeto é tão importante: ele garante que nossas crianças recebam o atendimento necessário, possibilitando o pleno desenvolvimento escolar. Com o acompanhamento contínuo de profissionais da saúde, promovemos a integração definitiva entre Saúde e Educação, cuidando do presente e investindo no futuro dos nossos alunos – afirmou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
O cronograma do programa está sendo realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. Após a conclusão dos atendimentos no Parque Mambucaba, o programa seguirá para outras regiões, beneficiando quase 7 mil crianças de 1 a 5 anos em toda a rede municipal.
– Este projeto é essencial para a primeira infância, garantindo que nossos alunos recebam um cuidado integral e de qualidade. Com um pediatra acompanhando cada etapa do atendimento, proporcionamos acolhimento humanizado e intervenções que promovem melhorias significativas na saúde e no desenvolvimento escolar. Esse acompanhamento fortalece as crianças para um aprendizado mais efetivo – concluiu o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.