Com um gol isolado do lateral Paulo Henrique, o Vasco fez a festa dos torcedores que lotaram São Januário na noite desta segunda-feira (6), ao vencer o Botafogo, por 1 a 0, pela 32ª rodada do Brasileirão.
A segunda vitória seguida faz o Vasco da Gama respirar e empurrar o Cruzeiro para a zona de rebaixamento. Os dois times estão empatados, com 37 pontos, mas o Gigante da Colina leva a melhor no número de vitórias, embora a Raposa tenha um jogo a menos.
O Botafogo, por sua vez, perdeu a terceira seguida e só está na liderança porque tem uma vitória a mais que o vice-líder, o Palmeiras — estão empatados, com 59 pontos, mas o Fogão tem uma partida a menos.
Vitória parcial merecida
O clássico começou nervoso, e os dois times não conseguiram criar lances perigosos. Quando o Botafogo parecia querer tomar contas das ações, o Vasco abriu o placar, aos 28 minutos. Paulo Henrique aproveitou um chutão de Maicon, passou por dois adversários e mandou no cantinho de Lucas Perri.
O Botafogo sentiu o gol marcado pelo Vasco e poderia ir para o intervalo em uma situação mais complicada. Gabriel Pec teve um gol anulado, porque Paulo Henrique estava impedido na hora do cruzamento, e Paulinho viu a cabeçada passar raspando a trave.
Conseguiu segurar
O Vasco voltou para o segundo tempo pressionando em busca de mais um gol para encaminhar a vitória. Gabriel Pec chutou rasteiro, e Lucas Perri espalmou. Já o Botafogo ficou mais ofensivo com a entrada do centroavante Diego Costa no lugar do zagueiro Bastos.
A partida ficou aberta a partir dos 35 minutos, com o Botafogo tendo a posse de bola, e o Vasco explorando o contra-ataque. Segovinha recebeu um cruzamento e ajeitou de cabeça, mas Léo Jardim tirou o perigo de soco. Esse foi o último lance de perigo.